PPE IV - PARTE 2

IA - Releitura da capa do livro criada pelos alunos através da Inteligência Artificial.

Faça a comparação das capas, na releitura a bicicleta e a pipa como objetos foram humanizadas...

Na nova versão, Bicicleta e Pipa,  duas meninas muito amigas em que uma realiza o sonho da outra brincando juntas de soltar pipa e andar de bicicleta...

Novo título: Pipa e Bicicleta, amigas para sempre!


Livro Original:

Livro escolhido pela Estante Virtual do Itaú Social:

Título: A Bicicleta Voadora

Autor : Antonio Prata

Ilustrador: Caio Bucaretchi

Imagem Original:

 

No mundo globalizado pelas tecnologias da informação, estratégias de engajamento são necessárias para a inclusão a esse acesso em que as disparidades sociais tendem a se abismar… É preciso capacitar as pessoas para se defenderem de culturas dominantes contrárias à diversidade cultural e linguística…

É preciso desenvolver a autonomia dos alunos, sua autoconfiança e seu poder de imaginação.

A alfabetização midiática e informacional permite ao cidadão compreender, reconhecer, acessar e avaliar com criticidade as informações transformando-as em conhecimento… ter poder de síntese, abstrair ideias do conteúdo, comunicar a outros com clareza, concisão, ética e responsabilidade…

Trabalhar com textos eletrônicos percebendo que são instáveis uma vez que são mutáveis e pouco controláveis… o leitor não segue uma sequência de leitura linear e o foco está no coletivo onde as relações sociais são intensamente marcadas pela participação das mídias…

É preciso transportar o que se aprende nos cursos de comunicação para a sala de aula mostrando as diversas formas de como uma notícia pode ser diferentemente tratada pelos meios de comunicação e ensinar o alunado a separar o fato da opinião, a enxergar os interesses por trás da forma como é veiculada a notícia e descobrir juntos que existe uma versão mais adequada a cada momento histórico e ainda qual é o grau de comprometimento do emissor para com a verdade do fato - lembrando que a verdade está fortemente comprometida com o bem… sendo assim, é preciso averiguar entre as versões sobre um mesmo fato qual é a humanizadora e universal (vide vídeo sobre educação midiática com Lúcia Helena Galvão).

Não há como se conceber o letramento sem a esfera digital… todo esse processo é contributivo entre aluno e professor… É preciso também levar o pesquisador para a sala de aula pois, além de saber filtrar os conteúdos deve-se ter conhecimento dos procedimentos de pesquisa.

Assim:

Como desenvolver, atividades pedagógicas que promovam práticas de letramento  (práticas sociais de leitura e escrita em seus diferentes sentidos: escolar, matemático,  digital, midiática e informacional?)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedagogia do Oprimido e Educação Social