PPE IV - PARTE 2
Faça a comparação das capas, na releitura a bicicleta e a pipa como objetos foram humanizadas...
Na nova versão, Bicicleta e Pipa, duas meninas muito amigas em que uma realiza o sonho da outra brincando juntas de soltar pipa e andar de bicicleta...
Novo título: Pipa e Bicicleta, amigas para sempre!
Livro Original:
Livro
escolhido pela Estante Virtual do Itaú Social:
Título:
A Bicicleta Voadora
Autor
: Antonio Prata
Ilustrador:
Caio Bucaretchi
No mundo globalizado pelas tecnologias da informação, estratégias
de engajamento são necessárias para a inclusão a esse acesso em que as
disparidades sociais tendem a se abismar… É preciso capacitar as pessoas para
se defenderem de culturas dominantes contrárias à diversidade cultural e
linguística…
É preciso desenvolver a autonomia dos alunos, sua autoconfiança e
seu poder de imaginação.
A alfabetização midiática e informacional permite ao cidadão
compreender, reconhecer, acessar e avaliar com criticidade as informações
transformando-as em conhecimento… ter poder de síntese, abstrair ideias do
conteúdo, comunicar a outros com clareza, concisão, ética e responsabilidade…
Trabalhar com textos eletrônicos percebendo que são instáveis uma
vez que são mutáveis e pouco controláveis… o leitor não segue uma sequência de
leitura linear e o foco está no coletivo onde as relações sociais são
intensamente marcadas pela participação das mídias…
É preciso transportar o que se aprende nos cursos de comunicação
para a sala de aula mostrando as diversas formas de como uma notícia pode ser
diferentemente tratada pelos meios de comunicação e ensinar o alunado a separar
o fato da opinião, a enxergar os interesses por trás da forma como é veiculada
a notícia e descobrir juntos que existe uma versão mais adequada a cada momento
histórico e ainda qual é o grau de comprometimento do emissor para com a
verdade do fato - lembrando que a verdade está fortemente comprometida com o
bem… sendo assim, é preciso averiguar entre as versões sobre um mesmo fato qual
é a humanizadora e universal (vide vídeo sobre educação midiática com Lúcia
Helena Galvão).
Não há
como se conceber o letramento sem a esfera digital… todo esse processo é
contributivo entre aluno e professor… É preciso também levar o pesquisador para
a sala de aula pois, além de saber filtrar os conteúdos deve-se ter
conhecimento dos procedimentos de pesquisa.
Assim:
Como desenvolver, atividades pedagógicas que promovam práticas de letramento (práticas sociais de leitura e escrita em seus diferentes sentidos: escolar, matemático, digital, midiática e informacional?)
Comentários
Postar um comentário